HiDRODEMOLIÇÃO - UM MÉTODO DE REMOÇÃO DE CONCRETO PARA OS NOSSOS TEMPOS

Patrik Andersson
Aquajet Systems AB

Com a ênfase de hoje em eficiência, custo-eficácia e saúde e segurança, hidrodemolição fornece um sistema de remoção e remodelação de concreto para condições de trabalho modernas", disse Patrik Andersson, gerente de conta-chave da Aquajet Systems AB da Suécia em uma apresentação na 201 4 WJTA- IMCA Expo em Nova Orleans. A vibração de martelos penumáticos ainda é um recurso de construção, manutenção em locais de demolição, mas nos últimos anos o uso de robôs de hidrodemolição provou ser muito mai eficaz que muitos contratados e organizações do setor público estão investindo nas máquinas. Embora esta aplicação para esta forma sofisticada de remoção de concreto é provavelmente nova, as vantagens faz que que ele ganhe terreno rápido. Com os avanços na tecnologia robótica significaram que este equipamento pode agora pode lidar com quase 95% de todas as tarefas de reparação de concreto sem quaisquer modificações. Uma coisa que é comum entre todos os tipos de construção de concreto é a necessidade de manutenção e remodelação, e todos estão em necessidade de reparação em 15 ou 25 anos em seu ciclo de vida. Em algum momento o proprietário da estrutura vai ter que implementar um extenso programa de remodelação de concreto. As razões mais comuns para o dano do concreto são a reação da sílica alcalina, corrosão do sal ou chuva ácida, danos físicos causados pelo trânsito, efeitos de enfraquecimento do ciclo congelamento-degelo, carbonatação do cloreto e corrosão do reforço de aço. Existem dois tipos principais de método de reparação: martelos pneumáticos e hidrodemolição. Martelos pneumáticos representam um baixo investimento inicial, mas eles são trabalhosos e têm muitas desvantagens. Um martelo pode causar danos ao vergalhão e deixar vergalhões enferrujados e danificados. É muito fácil remover o concreto ruim e bom para deixar uma superfície de ligação insuficiente. As vibrações podem criar fissuras adicionais e causar estresse à estrutura e aos operadores. E são barulhentos.

Outra desvantagem dos Martelos pneumáticos é a  Síndrome da Vibração Mão / Braço Hydrodemolition evita o problema médico que aflige tão frequentemente os operadores de martelos pneumáticos. Conhecida como Síndrome de Vibração de Braço de Mão, ou HAVS, esta é uma condição que é causada pelo trabalho com ferramentas ou máquinas vibratórias. Pode levar a uma dor considerável e tempo fora do trabalho e pode resultar em incapacidade permanente. Uma condição relacionada é Vibration White Finger, ou VWF, usado para descrever danos à circulação nos dedos. Isso leva a feitiços de dormência nos dedos, que pode ser doloroso e perigoso para o operador. Hidrodemolição, no entanto, é muito uma ferramenta para as necessidades de hoje. Entre os benefícios - sistema de remoção seletiva, sem rachaduras, sem poluição de poeira, uma superfície de ligação superior e nenhum dano de vergalhão. Na verdade, este método pode ser usado para limpar o vergalhão de poeira e concreto. Acrescente a isso a velocidade de trabalho mais rápida, as economias substanciais no trabalho ea operação silenciosa da máquina de hidrodemolição, e pode ser visto por que esse método de remoção de concreto está se tornando cada vez mais popular. Considerações de saúde e ambientais estão entre os fatores preponderantes do nosso tempo quando se trata de construção e demolição.

Benefícios da hidrodemolição


O uso da hidrodemolição beneficia tanto o operador e outros
trabalhadores do local, como as pessoas que vivem e trabalham nas
proximidades do local. O perigo da poeira de sílica e outras partículas
do ar é praticamente eliminado à medida que as partículas ficam presas
na água de escoamento, evitando-se lesões causadas pelas vibrações
constantes e pelo levantamento pesado dos martelos. Para a área
circundante o ruído de um robô de hidrodemolição é mínimo, pois não
há efeito de percussão. Não há ruído para se espalhar por toda a
estrutura, permitindo que o trabalho seja realizado em áreas sensíveis,
como locais próximos de hotéis, hospitais e empreendimentos
residenciais. Não só isso beneficiar o bairro, ele permite que o
contratante o potencial de mais horas de trabalho em uma área que
poderia de outra forma restringir o uso de martelos.
Um robô de hidrodemolição usa água de alta pressão, que é
direcionada para a superfície do concreto onde penetra os vazios e
micro-rachaduras. Quando a pressão da água dentro dos vazios supera
a pressão do concreto, ocorre uma "explosão". Isto significa que uma
unidade robótica pode ser usada para realizar a remoção de uma
maneira controlada. A remoção seletiva é um dos princípios básicos da
hidrodemolição. Isso significa que você só remover a quantidade de
concreto necessário para a remodelação, deixando o concreto bom e os
reforços de aço intacto.

Ligação melhorada


A hidrodemolição também proporciona uma melhor superfície de
ligação. Martelos pneumáticos tendem a deixar uma superfície plana, mas o
jato de água fornece uma superfície com picos e vales que fornecem
aderência. Testes independentes provaram que a colagem é pelo
menos 50% maior do que a de uma superfície preparada com martelos
pneumáticos ou máquinas de jateamento.Como a hidrodemolição é isenta de impactos, não há risco dde que a área tratada receba qualquer impacto ou dano por vibração. Quando o vergalhão ou outro aço embutido é golpeado por um martelo, as vibrações  penetrão profundamente no concreto para áreas do
concreto profundo. Micro-fraturas e afrouxamento do vergalhão são muitasvezes o resultado, e isso pode causar áreas de problemas futuros potenciais uma vez que o concreto é atingido.